Aberta a temporada dos vinhos para o Verão!

Há quem diga que vinho só se toma no inverno… e muito enganado está! Vivemos em um país tropical, onde as altas temperaturas fazem parte do nosso verão, e abrir mão de beber uma boa taça de vinho é quase um castigo para os apreciadores da bebida.

A pedida desta estação, que inicia oficialmente nesta sexta, são os vinhos brancos e rosés, que possuem uma acidez mais presente na boca, trazendo um sentido de frescor. Eles também são vinhos servidos mais gelados, na temperatura entre 13º a 15º graus, o importante é não deixar congelar.

E se isto acontecer? Transforme este vinho congelado em um belo Clericot, pique algumas frutas da estação e sirva com gelo em uma jarra, e está reinventada a bebida que parecia perdida. Eu definitivamente me aventuro a dizer que grande estrela do verão são os espumantes, de preferência os nacionais, pois o Brasil produz muito espumante de excelente qualidade. Não é à toa que estamos nos destacando cada vez mais no mercado, e em potencial crescimento.

O mundo dos espumantes é muito versátil, se enquadra no gosto de qualquer pessoa. Para quem gosta de uma bebida encorpada, deve optar pelos espumantes Nature (não possui adição de açúcar), Extra Brut e/ou Brut, que são bebidas com menor teor de açúcares e mais tempo de maturação. Isto é, possuem um tempo de contato maior entre levedura e líquido, processo chamado de autólise. É neste tempo que a bebida vai melhorar seu caráter gustativo, com acidez marcante, borbulhas persistentes e delicadas, construindo aromas e sabores marcantes.

Se você gosta de algo mais adocicado, dê preferência para os espumantes Demi-Sec, Suave ou Moscatel. Estas são bebidas com doçura maior, e são ótimas opções para servir com uvas brancas ou morangos congelados na taça. E falando em bebidas mais “docinhas’ a novidade são os espumantes Ice, que se enquadram nesta linha, são servidos com gelo, e possuem adição de açúcar na sua composição.

E última opção que sugiro, são os frisantes, que nada mais é do que o vinho com adição de gás carbônico. É uma bebida simples e mais em conta de preço no mercado. Geralmente atendem ao público que gosta de opções mais doces, pois é difícil de encontrar versões sem acréscimo de açúcar, isto é, da linha Seco. Também são servidos bem gelados, uma ótima opção para dias
quentes com a galera na piscina.

E o vinho tinto, fica de fora da temporada de verão? Claro, que não! Se você tem como primeira opção o vinho tinto, sugiro uvas mais leves, de preferência sem passagem por barricas de carvalho. Pinot Noir e Gamay são opções certeiras para se tomar numa temperatura mais gelada, e acompanhar um happy hour sem compromisso no fim do dia!

As escolhas são infinitas para a estação do verão que está chegando. Anote as suas preferências, reserve o balde de gelo e as taças, e está garantida satisfação da temporada acompanhada de vinhos, espumantes e frisantes refrescar o clima de calor desta época do ano!

Tássia Silveira

Gaúcha, nascida no Coração do Rio Grande. Tecnóloga em Alimentos por formação e amante dos vinhos por opção! Incentivadora do movimento de que o vinho é para todos, afinal... Degusto, logo existo!

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *