Páscoa em Portugal: conheça a tradição do pão-de-ló gigante, que marca as comemorações em Braga

Estamos na Semana Santa e aqui em Braga, Portugal, são várias as tradições e os eventos que marcam essa época. Do cheirinho do pão-de-ló que se come nesta data às procissões em que centenas de atores e voluntários relembram, com cenas quase reais, os últimos momentos da vida de Cristo.

Começo falando das comidas típicas. Como católicos bem tradicionais, na Semana Santa aqui se come peixe (como em vários lugares) e o jejum da carne é encerrado no domingo de Páscoa… Para mim, o curioso é a carne que se poe à mesa – o cabrito. Pelo que tenho visto nos menus dos restaurantes, a carne de cabrito é feita de diferentes formas e servida com variados acompanhamentos. Como a Páscoa ainda não chegou, não experimentei! Mas provei o pão-de-ló, uma tradição que eu também não costumava ver no sul do Brasil.

A origem está na lenda do folar de Páscoa. O folar é um bolo feito de farinha e ovos que é dado pelos padrinhos aos afilhados no domingo de Páscoa, celebra a amizade e a reconciliação. Com o passar do tempo, o folar foi substituído pelo pão-de-ló. Se quiser, pode dar uma olhadinha na lenda aqui  .

Foto: Michele Dias

Como Braga recebe muitos turistas para participar dos festejos e procissões, tem um evento para marcar a abertura da Semana Santa e para dar as boas vindas aos visitantes e à população local. Claro que, junto com a família, eu fui conferir. O nome do evento me chamou atenção – PÃO DE LÓ GIGANTE!  Na verdade, são colocados sobre uma mesa bem comprida, em pleno centro da cidade, vários pães-de-ló. A iniciativa é da Associação Comercial de Braga que convida as pastelarias da cidade para fazerem o bolo. Neste ano participaram 41 empresas. Tudo é distribuído de graça para as pessoas que passam pelo local.

Sophia dando uma provinha do pão-de-ló

Junto com o pão-de-ló foram distribuídas garrafinhas de Favaios – um vinho Moscatel (bem doce) que combinou muito bem com o sábado frio que fez no dia da festa. As crianças adoraram o pão de ló e nós, é claro, degustamos umas garrafinhas do vinho!

Foto: Michele Dias

Não posso mandar pelo site uma provinha do pão-de-ló, mas posso mostrar um pouquinho da língua portuguesa que se fala por aqui… um sotaque e um vocabulário curioso aos nossos ouvidos.

Veja a entrevista do Rui Marques, diretor geral da Associação Comercial de Braga que organiza o evento.

[ABTM id=2242]

Inscreva-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *